Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Diário de uma Caçadora

Para entenderem a minha loucura precisam, primeiro, de conhecer a minha paixão. Quero mostrar que a minha paixão é muito mais do que o simples acto de matar... Que a minha paixão é uma forma de estar na vida!

Diário de uma Caçadora

Para entenderem a minha loucura precisam, primeiro, de conhecer a minha paixão. Quero mostrar que a minha paixão é muito mais do que o simples acto de matar... Que a minha paixão é uma forma de estar na vida!

A importância e os benefícios da Carne de Caça

A preocupação com uma alimentação saudável e, acima de tudo, que seja o menos prejudicial à saúde tem levado a que cada vez mais portugueses optem por alimentos biológicos. Os produtos biológicos têm tido um crescimento muito acelarado no nosso país, à imagem de Espanha e Grécia. Só por curiosidade, em 1993, Portugal apresentava 3 mil hectares de área de cultivo biológico. Em 2007 (últimos dados disponíveis), já eram trabalhados mais de 233 mil hectares, segundo dados da UE. O nosso crescimento avalia-se ainda pelo salto de 73 agricultores, em 1993, para praticamente 2 mil. Em quatro anos (2004-2008), quase duplicou o número de produtores de animais, passando de 446 para 792.

 

Dados que depressa nos remetem para a importância que a população começa a dar aos alimentos sem químicos, sem pesticidas, sem antibióticos e sem hormonas. Ora, se isto é verdade para as frutas e legumes; o que dizer, por exemplo, para a carne? Todos nós temos conhecimento da realidade das indústrias alimentares e das hormonas e antibióticos que são utilizados e que entram no nosso organismo. Alguns estudos sugerem mesmo que isto pode ser uma das causas para o desenvolvimento de cancros. 

 

Mas... E se comessemos carne sem antibióticos e hormonas? E se comessemos carne como no Paleolítico? Hoje em dia a dieta do Paleolítico tornou-se, também ela, numa moda. Então onde poderíamos nós ir buscar este tipo de carne?À Natureza! 

 

Falei com uma nutricionista e pedi-lhe que me contasse sobre os benefícios da carne de caça e a importância da mesma na nossa alimentação e, consequentemente, na nossa saúde. E aqui vos deixo tudo o que me contou. Obrigada Drª Ana Filipa, pela preciosa ajuda!

 

Composição nutricional da Carne de Caça:

 

  • A alimentação das espécies cinegéticas é, sobretudo, feita de alimentos vegetais, como as bolotas, que enriquecem a peça com ómega 9 ou ácido oleico, importante no controlo da gordura saturada;
  • É uma carne pobre em alimentos processados (rações);
  • Sem ação hormonal de crescimento ou ganho de gordura (quanto menos processos tem, mais saudável é);
  • Glicogénio "saudável" (animais livres);
  • Relação de crescimento gordura/músculo dentro de valores saudáveis.

 

Benefícios da Carne de Caça:

  • Produto de alto valor biológico;
  • Menos gordura saturada e colesterol;
  • Ação bioquímica saudável - minerais, ómega e aminoácidos;
  • Saciante;
  • Pobre em hormonas de stress;
  • Pobre em açúcares;
  • Rica em ácidos essenciais;

 

A carne de caça é uma excelente escolha nutricional e mais saudável, pelas razões acima mencionadas. Devem ser carnes de animais adultos, porque as carnes de animais jovens ainda têm muito poder de ADN, essencialmente para formar o músculo, o osso e o crescimento orgânico. Para quem sofre de défice de metabolismo de ácido úrico, não deve comer carnes jovens, pois a digestão destas proteínas ainda com muito ADN traz mais ácido úrico - há uma precipitação de cristais de ácido úrico nas articulações, nomeadamente na articulação do dedo grande do pé.

 

Mais uma vez depressa nos apercebemos da importância da caça na nossa sociedade. O grande problema é que muita desta informação ainda é do desconhecimento geral. 

Mas...

E se comessemos só carne de caça? E se a caça ganhasse essa relevância no nosso país, tal como em tantos outros?

ML.