Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Diário de uma Caçadora

Para entenderem a minha loucura precisam, primeiro, de conhecer a minha paixão. Quero mostrar que a minha paixão é muito mais do que o simples acto de matar... Que a minha paixão é uma forma de estar na vida!

Diário de uma Caçadora

Para entenderem a minha loucura precisam, primeiro, de conhecer a minha paixão. Quero mostrar que a minha paixão é muito mais do que o simples acto de matar... Que a minha paixão é uma forma de estar na vida!

Abertura aos Coelhos, Lebres e Codornizes

Bem sei que a abertura aos coelhos, lebres e codornizes já aconteceu há alguns dias; contudo, só agora tive hipótese de escrever sobre a mesma.

Tempo de abertura é o mesmo que tempo de excitação, nervosismo, ansiedade. Todos estes sentimentos depressa nos invadem e várias perspetivas são feitas. Será que este ano é melhor? Será que existem mais espécies? Será que vou ter momentos únicos com os meus cães, neste tipo de caça? Será que... Será que... Muitas destas suposições terão a sua resposta no dia da abertura. 

Mas, mesmo que tudo seja negativo; mesmo que as coisas tendem a decair, como já nos temos vindo a habituar; algo não muda. E nunca mudará. A nossa paixão pela caça! É um dia entusiasmante. O dia em que retiramos os cães das suas casas e os soltamos livremente na Natureza, para fazerem aquilo que mais gostam. A nossa paixão e a paixão deles depressa se interligam, como que por magia. O calor do Verão sente-se rapidamente e obriga-nos a fugir, também rapidamente, dali. Os cães estão estafados e nós também. Ver uma peça de caça é essencial para nos encher a alma. Ou não? Para os cães também assim o é, isso é certo.

 

Mas... Deixando-me de paixões, de magias e de "conversa fiada", foquemo-nos naquilo que importa a muitos: estas espécies cinegéticas...

 

1) Coelho

O que posso eu falar sobre o coelho bravo? Da doença... Das novas variantes que vão aparecendo... Dos estudos que são feitos e que a poucas ou nenhumas conclusões chegam... Enfim! Todos nós já sabemos disso, todos nós vamos convivendo com esta triste realidade do coelho bravo e estou certa de que, se nada for feito ou "descoberto o milagre", daqui a uns anos os nossos filhos ou netos não verão um coelho bravo. 

Mas também sei que para ser "descoberto o tal milagre" é preciso interesse de quem tem poder para isso. É preciso interesse e também ajudas monetárias. Como em muita coisa, infelizmente...

 

2) Lebre

A lebre também é uma espécie cinegética que tende a decair cada vez mais, também muito devido à doença tularemia. É maravilhoso ver um cão a correr atrás de uma lebre, ambos com uma pujância como em mais nenhum vemos. A presa e o predador. A correrem com objetivos diferentes, mas de forma única e peculiar.

Estou animada com as lebres este ano. Tenho visto algumas, principalmente em grupo, à noite. Comem, lavam-se, dão uma corrida, depois lavam-se... É tão bonito! Pode ser que este seja um "bom" ano de lebres...

 

3) Codorniz

Em relação à codorniz também estou otimista (como em relação a tudo, porque gosto sempre de ver o labo positivo e esperançoso). Recentemente, quando estive nos Açores em provas de Santo Huberto, foi magnífico ouvir todas aquelas codornizes a cantarem, enquanto decorria a prova. Nunca se mostravam, mas ouviam-se exorbitantemente. 

Esta é uma das espécies cinegéticas de eleição dos amantes dos cães de parar, principalmente devido aos lances incríveis e às mostras exuberantes que pode proporcionar.

Muitas das culturas ainda nem sequer foram cortadas, pelo que é difícil nesta altura a caça às codornizes. Para muitos caçadores este é um tipo de caça que começa, efetivamente, a partir de Outubro e Novembro. Partilho da mesma opinião. Quando o fresco começa a ser mais caraterístico, as culturas propícias a este tipo de caça e os nossos cães mais preparados também. É uma caça bonita, sem dúvida. Aliás, como todas as outras.

 

Boas caçadas meus queridos! E não se esqueçam: não é hoje, é amanhã! Mas pensamento positivo sempre! Porque a caça é muito mais do que o acto de matar, e todos sabemos disso!

ML.

Resultado de imagem para coelho bravo

Resultado de imagem para lebre

Resultado de imagem para codorniz