Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Diário de uma Caçadora

Para entenderem a minha loucura precisam, primeiro, de conhecer a minha paixão. Quero mostrar que a minha paixão é muito mais do que o simples acto de matar... Que a minha paixão é uma forma de estar na vida!

Diário de uma Caçadora

Para entenderem a minha loucura precisam, primeiro, de conhecer a minha paixão. Quero mostrar que a minha paixão é muito mais do que o simples acto de matar... Que a minha paixão é uma forma de estar na vida!

Feira da Caça do Turcifal e Prova de St. Huberto em Óbidos

Este fim de semana foi marcado pelas temperaturas muito elevadas, e também por duas provas de santo huberto. Mais um fim de semana entre amigos, entre animais e entre a natureza. Nada melhor :)

 

Sábado: 3ª Prova de St. Huberto de Apuramento ao Campeonato - Feira da Caça e Mundo Rural de Torres Vedras

 

A última prova de contagem para o apuramento ao Campeonato da CNCP teve lugar no Turcifal, integrada na Feira da Caça, Natureza e MUndo Rural. Estiveram presentes 15 conjuntos, que foram divididos por duas séries (uma série a contar para o campeonato, julgado pelo José P. Leitão e Paulo Filipe; e outra série com concorrentes extra campeonato, julgada por mim e Paula Estrelo). 

Foi uma prova difícil, dado o calor que se fazia sentir. Julgamos num terreno difícil, em que não havia uma brisa para ajudar os cães. Tivemos de encurtar um bocadinho a duração de todas as provas, para que conseguissemos acabar o mais rápido possível, para os cães não sofrerem tanto.

Foi uma manhã muito bem passada. Gostei imenso de julgar com a Paula. As prestações que vimos não foram exuberantes, devido às condições que se faziam sentir. Passaram os dois primeiros melhores de cada série à barrage, que ficou assim ordenada:

 

1) Fernando Neves, BAM

IMG_7720.JPG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2) André Costa, BAF

IMG_7744.JPG

 

3) Sérgio Fernandes, BAM

IMG_7716.JPG

 

4) Luis Delgado, BAM

IMG_7742.JPG

 

 

Parabéns a todos! Parabéns e obrigada a todos aqueles que foram à prova, mesmo com o calor e que participaram na exposição de beleza. Obrigada aos juízes e aos postores, João e Hilário. 

 

E, após as três provas de contagem, foram apurados para representar a Oestecaça na final do Campeonato Nacional da CNCP:

 

1) João Gil

IMG_7747.JPG

 

2) André Costa

IMG_7744.JPG

 

3) Luis Delgado

 IMG_7742.JPG

Muitos parabéns!

Este dia ainda ficou marcado por uma exposição de beleza de cães de parar e de podengos, julgada pelo Jorge Rodrigues. Devido ao calor, a exposição foi realizada dentro do recinto da feira e apareceram imensos cães. Creio que talvez tenha sido o ano com mais cães representados, sobretudo os podengos. Deixem-me dar os parabéns a todos! E os vencedores foram:

 

Cães de Parar

1) João Simões, com BAF

IMG_7741.JPG

 

2) João Pereira, com BAM

IMG_7740.JPG

 

3) Sandra Plácido, com SIF

IMG_7736.JPG

 

 

Podengos

1) Mafalda Leitão, com Podengo português médio pêlo cerdoso

IMG_7733.JPG

 

2) Bruno Dias, com Podengo Grande de Pêlo liso

IMG_7732.JPG

 

 3) José Carlos, Podengo grande de pêlo cerdoso

IMG_7730.JPG

Obrigada :)

19369637_10155536325699455_1010195077_n.jpg

 

Deixem-me fazer aqui um pequeno parêntese, e agradecer ao meu pai pelos maravilhosos podengos que nós temos, seja para a caça, seja para a morfologia. Grande equipa pai!

 

 

Um último pormenor (pormenor este que faz grande diferença). Enquanto decorriam as provas de santo huberto, no campo, um grupo de caçadores andava a fazer a limpeza do mato. Ficam apenas algumas fotografias para registar esse momento e para perceberem, uma vez mais, o trabalho dos caçadores, que é muito mais do que o "matar", como gostam de referir.

 

IMG_7772.JPG

IMG_7770.JPG

 

IMG_7780.JPG

 

 

 Domingo: III Prova de Santo Huberto de Óbidos

 

Para falar deste dia e desta prova, tenho que realçar um nome e agradecer do fundo do meu coração: César Sousa. César bem sei que não foi fácil; que passaste horas sem dormir, para que tudo ficasse perfeito e que no dia antes da prova tiveste imensos telefonemas de pessoas a desmarcarem. Ou seja, tudo aquilo que tinhas idealizado e organizado, deu uma volta gigante. Não sei, nem quero saber os motivos destas pessoas. Acho uma falta de respeito perante ti e perante o teu trabalho e bem sei que estavas em baixo. Mas queres saber uma coisa? Foi uma das melhores provas, com uma grande organização e toda a gente adorou! Por isso César os meus parabéns. Continua! Como disseram na entrega de resultados "esta é já uma prova de nome nacional"! Portanto para o ano cá estaremos todos para te apoiar e para fazermos desse dia outro grande dia.

 

Começamos cedo por causa do calor, e às 6 da manhã estavam presentes juizes e concorrentes. Depois de tomado o pequeno almoço e de ser feito o sorteio (esta prova tinha a peculiaridade de poderem inscrever dois cães), ficaram organizadas 4 séries, com 25 conjuntos. As séries foram julgadas por mim (postor Zé); Jorge Rodrigues e Paula Estrelo (postor Fred); Paulo Filipe (postor Hilário) e José Pedro Leitão (postor Renato). 

 

Particularmente, e falando da minha série, não era dos terrenos que mais gosto para a prática desta modalidade; mas foi um terreno onde todos os cães fizeram caça e onde conseguia ver bem a tipicidade de cada raça e a busca de cada cão, e isso satisfez-me bastante. Um terreno curto; mas o tempo também foi reduzido, devido ao calor. Começamos as 7 da manhã as provas e por volta das 10 e tal já tinhamos terminado; o que foi bom, quer para os cães, quer para os concorrentes. Gostei muito da minha série, dos concorrentes que participaram nela, assim como da companhia do Zé. Creio que todos conseguiram disfrutar. 

 

 

Depois passaram os dois melhores de cada série, para a barrage. Esta foi a primeira vez que fui nomeada Presidente de Juri da Barrage, pelo Jorge Rodrigues. Fiquei extremamente contente, mas também nervosa. É sempre uma grande responsabilidade, ainda para mais quando somos tão perfecionistas e queremos sempre fazer o melhor. Os resultados da barrage foram os seguintes:

 

1) Carlos Guilherme, PM

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2) André Costa, BAF

 

3) Luis Delgado, BAM

 

4) João Pereira, BAF

 

5) César Sousa, EBF

 

6) Carlos Moreira, EBM

 

7) Carlos Lopes, BAF

19369008_10155536323504455_622963807_o.jpg

 

8) Alexandre Magalhães, EBM

 

 

Houve ainda prémio para o melhor sócio, que foi o César Sousa.

 

 

Prémio para o Melhor cão - Fusca, BAF, do João Pereira

 

 

Prémio para o Melhor cão de Sócio - Cali, BAM, do César Sousa

 

 

Todos os concorrentes tiveram uma oferta, que marca então este dia maravilhoso. Além disso, também os postores e os juízes tiveram um miminho. Obrigada a todos vocês!

 

 

 

Obrigada a todos!

Que fim de semana maravilhoso! Infelizmente, acabou com a triste notícia dos incêndios, que me fez pensar tanto nisto a que nós chamamos de vida. É mesmo uma mera passagem e, a qualquer momento, podemos perdê-la. Portanto, vamos viver todos os dias como se fossem os últimos, vamos ser felizes, vamos amar, vamos rir e brincar! Vamos viver até não poder mais <3

ML.