Diário de uma Caçadora

Para entenderem a minha loucura precisam, primeiro, de conhecer a minha paixão. Quero mostrar que a minha paixão é muito mais do que o simples acto de matar... Que a minha paixão é uma forma de estar na vida!

Provas de Santo Huberto na Graciosa

Andei mais ausente porque estive de férias, e era muito difícil conseguir escrever alguma coisa. Contudo, tenho imensas coisas para vos contar, mas hoje venho falar-vos sobre os maravilhosos dias que passei na Graciosa, onde eu e o meu pai fomos convidados a julgar o apuramento dos Açores para o campeonato nacional da CNCP. Pediram-me também para ir fazer uma palestra, para os caçadores e demais que quisessem assistir. De referir que nesta altura, realizam-se as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, o que chama muita gente àquela ilha, aliado também ao facto de estarem muitos emigrantes a passar férias, com as famílias.

Lá partimos na Quinta-feira e, chegados à Terceira (às 10 da manhã), depressa nos apercebemos que o avião para a Graciosa estava atrasado e, mais coisa menos coisa, só chegamos à ilha branca às 18:00h. Mas tudo estava lá para nos receber de forma calorosa e ternurenta. Realmente o povo açoriano tem esta particularidade: o saber receber e a simpatia com que tratam as pessoas. Conhecem-te há 5 minutos e já te abrem a porta de casa. São maravilhosos!

Depois de instalados (e tão bem instalados) numa casa típica graciosense, fomos jantar às tasquinhas, no centro da cidade, onde se realizam as festas. As lapas e as famosas meloas e melancias não puderam faltar... Em média, devo ter comido duas a três meloas por dia, pois muita coisa é feita de meloa - gelado com meloa, licor de meloa, caipirinha de meloa e para sobremesa: meloa.

Na Sexta feira fomos conhecer (uma vez mais) a ilha branca, classificada pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera. A designação de ilha branca foi inspirada nas caraterísticas geomorfológicas e nos elementos toponímicos da ilha, com especial destaque para os nomes dados a locais como Pedras Brancas, Serra Branca e Barro Branco.

As paisagens são magníficas e já o ano passado vos falei nisto e mostrei fotografias e, uma vez mais, este ano terei de fazer o mesmo, para ficarem com uma ideia (quem não conhece) do valor paisagístico (e não só) desta pequena ilha, que tem cerca de 4000 habitantes.

Resultado de imagem para caldeira graciosa

Depois de todo este passeio, proporcionado pelo nosso amigo Duarte Nuno, fomos ver a tão tradicional corrida de touros à corda. São centenas de pessoas naquelas pequenas ruas, que correm à frente do touro. São largados 4 touros e, no intervalo de cada, é tempo de se comerem amendoins e pipocas, e de beber qualquer coisa. A casa onde estavamos a ficar era nessa rua e tivemos "vista priviligiada"; se bem que, naquela altura, todas as casas e espaços livres são um bocadinho de todos.

Depois de toda esta "algazarra", foi tempo de irmos jantar porque, de seguida, iria dar a minha conferência na Biblioteca Municipal. No dia em que me ligaram a pedir para fazer isto, tive de dar um título rápido para colocarem no programa. Nos 2 ou 3 minutos que tive para pensar no melhor tema, surgiu-me "Defender a Caça: Um compromisso!". Creio que, à minha maneira, é aquilo que tenho tentado fazer nestes últimos tempos e, por isso mesmo, decidi falar sobre isso: sobre os ataques que temos sido alvo; sobre o perfil psicológico dos fundamentalistas; sobre a melhor forma de nos defendermos e, também, sobre o que se passou no nosso mundo, neste último ano. A conferência correu muito bem, com uma boa aderência.

Ainda neste dia, a rádio Antena 1 Açores fez-nos uma entrevista em direto, onde tentaram perceber um bocadinho este mundo da caça e das provas de Santo Huberto.

No Sábado, logo de manhã, começamos as Provas de Santo Huberto, para apurarmos os três concorrentes açorianos que irão disputar a final do Campeonato Nacional, no Cadaval.

As Provas decorreram em terrenos de pastagem verde, típicos dos Açores. O tempo ajudou, não estava muito calor e o vento estava constante.

Presentes 12 concorrentes, sendo que dois eram da ilha Terceira e um da ilha de São Miguel, foram divididos em duas séries de 6 concorrentes, uma julgada por mim e outra pelo meu pai.

As provas decorreram de forma tranquila e todos os concorrentes tiveram oportunidade, e destaco aqui o excelente comportamento das perdizes. Foram momentos de aprendizagem e partilha de conhecimentos. Vi cães muito engraçados e todos com as suas potencialidades. Na maioria, os cães apresentados pelos concorrentes eram da raça braco alemão.

Tive ainda o prazer de ter como postor o António, que é uma pessoa fantástica. Além disso, a sua mulher e o seu filho Martim vão sempre fazer-nos uma visita e acompanhar-nos na prova.

Neste dia, depois da prova e do intervalo para comer meloas, demos os resultados - em 1º lugar na minha série ficou o Ricardo Rodrigues e em 1º lugar na série do meu pai ficou o Pedro Araújo.

À tarde, tivemos oportunidade de ir à corrida na praça mais bonita do nosso país: a praça de toiros da Graciosa. Os açorianos vivem de forma muito fervosa este acontecimento na ilha. Deixo-vos as imagens.

No Domingo, começamos a manhã com muito nevoeiro e mau tempo. Chegados à Serra Branca (local onde se realizavam as provas), não víamos nada e, por esse motivo, decidiu-se que íriamos para outros terrenos: Terra-do-Conde. Terrenos mais curtos e mais rasteiros mas, ainda assim, todos os concorrentes tiveram oportunidades.

Neste dia, os juízes trocaram de conjuntos e as provas decorreram dentro da normalidade. Tivemos ainda a participação da comunicação social: a RTP Açores foi filmar as provas para, posteriormente, fazerem uma peça sobre as Provas de Santo Huberto na Ilha da Graciosa.

Na minha série, o José Luis ficou em primeiro lugar e na série do meu pai foi o Ricardo Rodrigues. Neste dia, fez-se ainda uma barrage com os 4 melhores conjuntos dos dois dias; onde iríamos apurar os três "melhores". Coloco a palavra melhores entre aspas, porque como sabemos, é sempre relativo; há uma série de fatores determinantes nas Provas de Santo Huberto, sendo um deles a sorte.

Foram à barrage o José Luis, o Pedro Araújo, o Ricardo Rodrigues e o Luís Silveira.

Depois de julgarmos a barrage, fomos almoçar e passar a tarde na praia, que é maravilhosa. Mas o tempo é inconstante, quando cheguei à praia estava um sol radioso e cinco minutos depois começou a chover. Isto retrata na perfeição o arquipélago dos Açores.

À noite, tivemos um jantar de entrega de prémios na Associação dos Cinegeticófilos da Ilha Branca, onde nos foi servida uma maravilhosa caldeirada. A RTP Açores esteve presente, assim como o Presidente da Câmara Municipal, que muito tem ajudado e contribuido para que este evento seja um sucesso.

Depois dos agradecimentos feitos e do Sr. Presidente falar; foi hora de darmos os resultados:

1) Pedro Araújo, BAM

2) Ricardo Rodrigues, com BAM

3) José Luis, com BAM

4) Luís Silveira, com EBF

Foto de Mário Salgado.

Eu e o meu pai fomos entrevistados para a RTP Açores, explicando o conceito e importância das Provas de Santo Huberto. Entrevistaram também o Presidente da Associação de Caçadores, o Sr. José Nascimento e o vencedor, o Pedro Araújo.

Foto de Diário de uma Caçadora.

Deixo-vos aqui o link da reportagem que passou:

Deixem-me também contar-vos que tivemos oportunidade de ir caçar com os cães do Duarte Nuno e foi simplesmente fantástico. Desde a envolvência da ilha, as paisagens, os terrenos, até à paixão dos cães, tudo foi indiscritivel.Obrigada ao Dr. Gualter Furtado e ao Celestino, pela companhia nesta manhã.

Obrigada a todos vocês por nos receberem tão bem. Um especial obrigada ao Sr. Nascimento, ao Duarte Nuno e ao Pedro Araújo por toda a companhia e disponibilidade.

Foi simplesmente fantástico e a vossa ilha é simplesmente maravilhosa.

Parabéns a todos e obrigada a todos!