Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário de uma Caçadora

Para entenderem a minha loucura precisam, primeiro, de conhecer a minha paixão. Quero mostrar que a minha paixão é muito mais do que o simples acto de matar... Que a minha paixão é uma forma de estar na vida!

Diário de uma Caçadora

Para entenderem a minha loucura precisam, primeiro, de conhecer a minha paixão. Quero mostrar que a minha paixão é muito mais do que o simples acto de matar... Que a minha paixão é uma forma de estar na vida!

Quem são os Matadores?

Se outrora escrevi sobre os caçadores, não poderia, de maneira alguma, deixar passar "em vão" esta questão que cada vez está mais na linha do dia: os matadores. E quem são estes matadores?

Ao escrever sobre os caçadores recebi vários comentários "Não devias colocar tudo no mesmo saco"; "nem todos são assim"; "há caçadores e caçadores".

Pois é... Essa é a mensagem que tenho tentado passar, todos os dias: há caçadores e matadores. Daí ter falado dos caçadores, da sua essência própria, e ter reservado, antecipadamente, um post para falar dos matadores. Porque não os quero, nunca, juntar "no mesmo saco". Talvez não mereçam... Aliás... De certeza que não merecem...

 

E quem são estes matadores, afinal?

 

Estes matadores são seres humanos, tal como os caçadores, tal como os fundamentalistas, tal como toda a nossa Sociedade. Têm famílias, têm sentimentos e emoções, é certo... Nunca o pus em causa! Nem vou pôr... No entanto, têm uma certa peculiaridade... Genética? Que veio da educação que tiveram? Que está intrínseca na Sociedade em que cresceram?

Creio que a origem "da coisa" não seja o mais importante, caso contrário outro tipo de análise teria de ser feito. E, momentaneamente, não é esse o meu objetivo. O grande escopo é entendermos, de facto, o que é esta "coisa", ou seja, quem são estes matadores, o que fazem e porque fazem.

 

Penso que os matadores são os responsáveis (em grande parte) da caça estar como está. Senão reparem: quem é que matou espécies cinegéticas até conseguir acabar com quase tudo? Quem é que não respeita, na íntegra, a Natureza e a caça? Quem é que denigre a imagem dos caçadores, na Sociedade atual? Quem é que mata tudo o que está "à mão de semear"? Quem trata mal os seus cães e, por vezes, os abandona? Quem vive a caça com vaidades e presunções? Quem... Quem... Pois é! Não serão os matadores?

Não os vou julgar, nem apontar o dedo; gostava somente que pensassem com uma sensibilidade mais apurada, em tudo aquilo que nos está a acontecer e, muitas vezes, são pequenos pormenores que podem fazer a diferença...

Sensibilidade, humildade, verdade e, acima de tudo, respeito. É meramente esta linha que todos deveríamos seguir... Ou pelo menos tentar fazer por isso!

 

A Caça não pode viver de matadores. As mentalidades têm de mudar (e acho que estamos no bom caminho) mas, para isso, há um trabalho a ser desenvolvido e esse trabalho passa, primeiramente, por algo intrínseco, algo que deve ser feito connosco próprios. Se somos seres humanos que devem ser respeitados, também somos seres humanos que têm de saber respeitar. E o que é que isso custa? Pouco, a meu ver... Muito pouco! Só precisa de ser apreendido e, quiçá, aprendido!

E esse respeito começa com uma visão humilde da Caça e das espécies cinegéticas. Com uma visão em que o "é tudo meu" tem de acabar... Com uma visão de que "eles que se preocupem" tem de acabar... Com uma visão de que "sou melhor do que os outros" não pode imperar... Com uma visão de que "eu caço porque posso, quero e mando" tem, incontestavelmente, de parar...

Portanto, se em tempos falei que, nós caçadores, tínhamos de deixar cair a máscara, sem medo; hoje direi aos matadores que têm, também eles, de deixar cair a sua máscara. Uma máscara que, quando cair (e para isso é preciso quererem), tornará os seres humanos da Caça num grupo coeso! E num grupo que, um dia, poderá ser o grupo mais poderoso do Mundo... Porque a base está no amor pelos animais... E isso certamente estará intrínseco a muitos seres humanos... Espero eu!

 

Porque, acima de tudo, e é esta a mensagem que deve chegar a todos vocês, seres humanos: os matadores destroem a caça. E todos estaremos, ou deveríamos estar, aqui para os ajudar a perceber (se quiserem) que esse não é o caminho!

Mas, acima de tudo, importa depreender que os Caçadores são os maiores defensores dos animais! Os matadores só vieram denegrir essa imagem, nada mais... Porque como dizia Carlos Drummond de Andrade, "É fácil julgar pessoas que estão a ser expostas pelas circunstâncias. O difícil é encontrar e refletir sobre os erros, ou tentar fazer diferente. E é assim que perdemos pessoas especiais". E a Caça não pode (nem DEVE) perder mais nenhuma pessoa especial...

Não acabem connosco Matadores!

ML.

 

máscara caida no chão.jpg

 

 

 

1 comentário

Comentar post