Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Diário de uma Caçadora

Diário de uma Caçadora

Estudo revela que os cães de caça são os menos abandonados em Espanha

Segundo um estudo da Fundação Affinity, Infografía Estudio de Abandono y Adopción 2018, os cães de caça são os menos abandonados, em Espanha.
 
Muitas são ainda as teorias (ultrapassadas) sobre o abandono dos cães, por parte dos caçadores. Se isso poderia acontecer há muitos anos atrás, hoje em dia não é assim. Estou certa de que os caçadores são pessoas que tratam os seus cães de forma exímia. Se não o fazem (e porque realmente há quem não o faça), é porque certamente não são caçadores, mas sim outra coisa qualquer... Matadores?

 

Todos os anos, a Fundação Affinity faz o maior estudo estatístico em Espanha sobre o abandono de cães e gatos. 

No estudo de 2018, baseado nos dados recolhidos durante o ano anterior, conclui que em 2017 foram abandonados um total de 104.834 cães e 33.473 gatos, ou seja, um total de 138.307 animais. Desde número, 18% são devolvidos aos donos.

 

Os motivos mais comuns para o abandono são:

- Ninhadas indesejadas (15% - o mesmo que o ano anterior);

- Fatores económicos (12% - o mesmo que o ano anterior);

- Perda de interesse no animal (10%);

- Problemas comportamentais (11% - diminui relativamente ao ano anterior);

- Fim da temporada de caça (12% - diminui relativamente ao ano anterior)

 

O número de cães abandonados por parte dos caçadores continua a baixar e a tendência estatística mantém-se. Em Espanha, os animalistas baseiam-se no abandono dos galgos, dizendo que os caçadores abandonam mais de 100.000 galgos por ano. Estes estudo vem comprovar que as mentiras têm perna curta!

 

O abandono destes animais, segundo este estudo é feito, sobretudo, entre abril e agosto, no período do verão e das férias. E o perfil dos animais que são mais abandonados, segundo a Affinity, são: animais adultos, rafeiros, saudáveis e sem o michrochip correspondente.

 

Se quiser consultar o estudo, na íntegra, pode fazê-lo AQUI.

 

Fonte: Jara Y Sedal

 

perros-de-caza-abandonados.jpg

(Foto: Jara Y Sedal)